20 anos de competições Rotax em Portugal

As competições Rotax em Portugal completam 20 anos! Uma década de competições de forma ininterrupta, o que faz do Rotax Max Challenge Portugal o troféu nacional que se disputa há mais anos no nosso país!

Um longo caminho, repleto de momentos verdadeiramente únicos no karting nacional, e que teve início no dia 10 de janeiro de 2001, no Kartódromo de Viana, com a realização da primeira prova do RMC Portugal, mais conhecido por Troféu Rotax.

Numa altura em que as contas ainda se faziam em escudos (o que para a grande maioria dos atuais pilotos parece uma coisa do canal história…), o RMC Portugal foi uma verdadeira “lufada de ar fresco” no karting nacional, tornando esta modalidade não apenas acessível a um maior leque de pilotos já existentes, mas indo também buscar novos praticantes. Uma forte aposta da Korridas, numa competição baseada em motores que aliavam uma elevada performance a uma excelente fiabilidade. Pelo Troféu Rotax passaram muitos dos pilotos que fizeram, e ainda fazem, carreira no automobilismo nacional e internacional.

No ano de estreia, o Troféu Rotax foi disputado apenas com a categoria Max, mas os motores Rotax também foram usados na categoria Juvenil do Campeonato de Portugal de Karting. Nesta categoria Juvenil o sistema era o mesmo que a Korridas usa atualmente, baseado em motores de sorteio, e foi um importante pilar para o surgimento de muitos pilotos.

Com um arranque naturalmente difícil, pela introdução de um conceito e de um produto inovador no mundo do karting de competição, a verdade é que ao longo destes 20 anos tivemos a capacidade de manter esta chama bem acesa, quer com a introdução de novas categorias (que agora vão desde os 5 anos até à idade que o corpo sentir necessidade desta adrenalina…), quer com as contantes evoluções técnicas desenvolvidas pela Rotax. E também ao nível da capacidade organizativa e promoção de eventos, introduzindo no panorama do karting nacional soluções tecnologicamente inovadoras (race control, live timing, semáforos eletrónicos, inscrições online).

Mas a Korridas também teve uma importante quota parte no próprio desenvolvimento técnico dos produtos Rotax, mais concretamente no desenvolvimento daquela que viria a ser mais tarde designada por Mini Max e cujo conceito inicial foi desenvolvido com a importante dedicação e conhecimentos técnicos do “sr. Braga”, pessoa que se mantém ao lado da Korridas desde o primeiro minuto e ao qual aqui prestamos também uma pública homenagem.

Temos consciência de ter feito um bom trabalho e de ter contribuído para o desenvolvimento do karting nacional, o que nos motiva a continuar ano após ano, melhorando nos mais variados aspetos, sempre com o objetivo de proporcionar o melhor do karting a todos os clientes.

A todos os pilotos, equipas, apoiantes, staff e colaboradores, que estiveram e estão connosco nesta viagem, o nosso profundo agradecimento.

Aos que agora se iniciam nesta aventura: “sejam muito bem-vindos” e fiquem connosco nos próximos 20 anos…

Arnaldo Frias20 anos de competições Rotax em Portugal