TROFEU ROTAX – AS MUDANÇAS PARA 2019

Duas provas por fim de semana

MAX com motores próprios

 

Como grandes mudanças para 2019 teremos o formato do campeonato, bem como o uso na categoria Max de motores próprios dos pilotos, mantendo, no entanto, a opção pelos motores de sorteio.

4 fins de semana com 8 provas e 16 corridas

Reduziremos o número de fins de semana dos atuais cinco para quatro, mas em cada fim de semana teremos 2 provas independentes, com 2 corridas cada uma. No total serão, assim, 4 fins de semana, com 8 provas e 16 corridas. Uma prova sábado e outra totalmente separada no domingo.

No horário tipo que anexamos, podem ter uma ideia de como todo o fim de semana funcionará.

Quanto a calendário, teremos de aguardar pelos diversos calendários internacionais CIK, bem como pelo da FPAK, para então ajustar as datas do Troféu Rotax 2019. Mas a ideia será realizar o primeiro fim de semana de provas em Fevereiro/Março, seguido de outro em Abril/Maio, o terceiro em Junho/Julho e terminar a temporada em Setembro.

Quanto a circuitos estamos ainda numa fase de negociação, mas o nosso objetivo é que o Troféu Rotax tenha uma abrangência verdadeiramente nacional, percorrendo circuitos de Norte a Sul do país.

Motores de sorteio entregues na manhã de sexta-feira

Os motores/carburadores que serão usados durante todo o fim de semana, vão ser sorteados e entregues aos pilotos na manhã de sexta-feira, podendo os pilotos rodar com o motor/carburador durante as várias sessões de treinos livres de sexta-feira. Cada piloto pode mudar duas vezes de motor/carburador durante o fim de semana. Sábado decorrerá a sessão de treinos livres oficiais, seguido dos cronometrados e as duas corridas. Domingo repete-se todo o programa de sábado. O treino livre oficial de sábado terá uma duração mais longa, pensando, essencialmente, nos pilotos que não possam participar dos treinos de sexta-feira.

Preços muito baixos para o fim de semana de provas

Em relação a preços, um fator sempre importante, a Korridas vai fazer um esforço extra para que tenhamos novamente grelhas preenchidas em 2019. Junto enviamos os preços do Trofeu Rotax 2019.

A redução do número de fins de semana permitirá que os pilotos reduzam os custos de viagem e alojamento. Também para as equipas pode ter um efeito muito positivo, pois com mais pilotos nas suas estruturas a rentabilidade do fim de semana aumentará.

Na categoria Micro-Academy, manteremos um único jogo de pneus de seco para toda a temporada. No Micro, será usado apenas 1 jogo de pneus para todo o fim de semana (2 provas, 4 corridas). Nas demais categorias – Mini; Junior; Max, DD2 e DD2 Master – os pilotos terão dois conjuntos de pneus por fim de semana (um para o sábado e outro para o domingo).

Mudanças técnicas

Nos motores não haverá alterações técnicas em relação a 2018.

Na categoria Max, vamos abrir a possibilidade de que os pilotos possam usar o seu próprio motor (com selo oficial Korridas), adquiridos à Korridas ou na sua rede de agentes em Portugal e Espanha.

Nas categorias Micro e Mini, a Korridas fornecerá os restritores de escape juntamente com os motores. Também estamos a estudar uma solução no carburador da Micro que permita uma carburação mais fácil (mas o carburador será o mesmo).

6 lugares para as finais mundiais Rotax 2019

Os campeões do Trofeu Rotax 2019 terão, como sempre, a sua presença assegurada na Final Mundial Rotax, que em 2019 será realizada em finais de outubro. A única exceção é a categoria Micro-Acamedy.

As inscrições abrem em dezembro e, como sempre, podem ser feitas no site da Korridas – www.korridas.com

Arnaldo FriasTROFEU ROTAX – AS MUDANÇAS PARA 2019